sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Entrevista com a escritora Laura Elias II: Divulgação na Irternet

Com a conversa e as respostas de Laura Elias para minhas dúvidas, ganhei mais motivação. Sobre tudo o que me falamos, desdobraram-se outras questões: 


Você acha que devo fazer esse movimento e divulgação mesmo sem estar com o livro publicado? Isso poderia ajudar a conseguir publicar o livro?
Laura Elias: Independente de ter publicado ou não, sempre vale divulgar seus escritos, tornar seu nome conhecido e conhecer pessoas da área. A internet é uma ferramenta que vale ser usada por ser fácil e depender preponderantemente de você mesma.  Óbvio que tendo o livro publicado fica mais fácil, mas isso não é determinante de nada.
Por que não faz um E-book e saí divulgando por aí? Todo caminho tem que ter um começo e o passo mais difícil é sempre o primeiro. Porém, se ele não for dado, nada existirá de concreto, e se tem uma coisa que eu aprendi muito bem nesta vida, é que ideais não vividos se transformam em monstros devoradores de alma. Eu sei que você quer ver seu livro publicado, impresso, etc, mas até isso acontecer, faça aquilo que lhe é possível fazer, use as ferramentas que tem na mão.


Eu tenho um blog que pratico um pouco da divulgação, mas é um hobby não muito  difundido ainda www.poetavane.blogspot.com. Consegui criar uma marca deixando por anos o nome Poeta Vane Kolyn em meu Orkut. As pessoas me conhecem, meus amigos sabem o que faço. Faço também um trabalho em redes sociais, no Facebook. Você tem blog?
Já estou seguindo seu blog e tenho blog sim (3 na verdade) e mais um site. Um dos blogs que tenho é para divulgar autores nacionais. Como já falei, estes contatos virtuais vão ajudando bastante. Os endereços são os seguintes:

www.crepúsculo-vermelho.blogspot.com (blog da trilogia que estou lançando)
www.letras-brasileiras.blogspot.com (divulgação de autores)
www.lauraelias.com.br (site como escritora)


Outra questão: não sei se abriu o arquivo do meu livro, mas eu tenho um problema com o título, mudei mil vezes e não sei se vai gostar. O que acha?
Eu li a leitura crítica de seu livro e passei os olhos pelo seu texto. Que você tem jeito para coisa é inegável, tem uma sutileza implícita em suas linhas que ultrapassa a intenção, é visível que a alma poética passeia ali.
Concordo com a pessoa que fez a leitura em um ponto: o nome precisa ser mudado, ficar mais forte, mais marcante. Você tem que agarrar o leitor pelo título. E também concordo que deve praticar muito o escrever e ler outros poetas para amadurecer o traquejo de narrativa. É o único jeito que eu conheço, praticar e praticar, ler e ler. Às vezes cansa a beleza, mas ajuda muito, viu?
  


Agradeço muito pela atenção dada por Laura Elias, e hoje já começo a pensar em levar mais profissionalmente o blog. Estou organizando meus pensamentos com tanta informação. Muito do que falamos são novidades, mas muito também são confirmações do que é ou não é certo no que fazemos, por isso é uma força a mais para trabalhar e encontrar os caminhos para realizar sonhos.

Sobre tornar a vida do escritor uma arte comercial, ou melhor, desenvolver o meu lado comercial: é o que estou tentando (sou até que empreendedora, mas nada negociadora).  Tornar meu livro de poesias mais comercial é algo que sai dos meus conhecimentos (a não ser que eu coloque o nome de "quem nunca viveu o primeiro amor"). Ler e praticar é sim a fórmula, mas acho que a mensagem desse primeiro livro é a de que qualquer um pode fazer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário