sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Entrevista com a escritora Laura Elias: No Brasil ou fora do Brasil?




Estou de viagem marcada para a Irlanda, dia 20 de setembro de 2010 começo minhas aulas de inglês do outro lado do Oceano. Eu gostaria de ter publicado meu livro antes, mas agora eu o vejo como um trabalho (emprego mesmo) para a data do meu retorno ao Brasil. Deixarei tudo organizado para depois de um ano eu continuar neste caminho de distribuição de cópias pelas editoras, só que mais evoluída.

A questão é, se sabemos como o Brasil é na questão de reconhecimento artístico, você acha que no exterior seria possível aproveitar dos meus escritos de alguma forma?
Olha, tudo depende de para onde você vai, onde vai ficar e com que tipo de pessoas vai conviver. Se for para a Europa, isso é muito valorizado por lá. Nos EUA também se valorizam escritores, mas a mentalidade já é um pouco diferente. De qualquer forma, vale a pena tentar, claro! Manda brasa, não tenha medo. O máximo que pode acontecer é ninguém se interessar, mas para quem é escritor isso faz parte do ofício...rs.

Eu imagino que aqui ou lá, ao publicar o primeiro livro, será muito mais fácil publicar outros.
Não necessariamente, depende muito de muitos fatores. Este mercado, como lhe disse anteriormente, é um balaio de gatos.

Talvez seja um hobby, talvez seja um trabalho paralelo, talvez eu consiga encomendas...
Saia do talvez e resolva o que quer (conselho de mãe...rs.). Mas de qualquer forma, caso decida-se pela carreira, vale ter uma renda paralela até poder viver só de livros.

Laura Elias e Vanessa Moiseieff

Um comentário:

  1. Não é nada fácil entrar no círculo da publicação de livros.
    O mais usual é o escritor pagar parcialmente a edição com a editora.
    Mas, para viver da escrita, é tremendo. Ter qualidade é uma condição necessária, mas pode não ser suficiente.
    Boa viagem para a Irlanda. Ao passar por Portugal, atire um beijo...
    Beijos para vc.

    ResponderExcluir