domingo, 3 de outubro de 2010

ATENÇÃO: Ler é prejudicial à saúde!

Pesquisas comprovam que o indivíduo que lê, aprecia a boa arte, tem a mente ativa, geralmente morre mais cedo do que a média, é mais estressado que a maioria da gente e, consequentemente, mais infeliz.
Eu sou um cara extremamente preocupado com minha saúde; e não desejo ir pro inferno bater um papo com Dante assim tão cedo, apesar de a idéia de voar às costas de Gérion não seja lá algo tão desinteressante... Imaginem: ser carregado por Efialtes!...
De qualquer forma, essas pesquisas me preocuparam, pois, como todos sabem, gosto de dar uma folheadinha nas páginas de um livro qualquer, mas que me interesse, e ver obras de umas mulheres, nuas ou quase, e às vezes até sem olhos, de vez em quando. Agora, depois que soube dessas pesquisas, meu coração acelerou mais do que o normal. Fui ao médico, e ele me disse: "Respire... Diga trinta e três... É, não tem jeito: a única coisa a fazer é dançar um tango argentino...". Nesse momento, pude mesmo ouvir uma voz (como aquela de Zeus gritando "Evoé!") em minha cabeça, que me disse: "Vai, Rodrigo, quem mandou ser gauche na vida".
Eu não mandei, tenho certeza. Mas se souber quem mandou...
Não que eu vá esmurrá-lo ou coisa parecida; mas o porei, lá no inferno, na vala do Lula e do Paulo Coelho. Isto é, se o Belzebu deixar, claro.
Estou num mato sem cachorro, meus amigos. Vejo-me condenado ao estresse, à infelicidade. Pensei em deixar a pena de lado e me dedicar a qualquer outra coisa; vender meus livros do Machado e comprar uns outros de auto-ajuda (agora entendo porque muitos dizem que os psicólogos são matéria morta...); deixar de ir ao MASP, à Pinacoteca, e ir mais à palestras sobre saúde mental.
Mas é difícil, pois quando não é a minha Musa, que me vem toda sensual, ui!, chamando-me pelo diminutivo, é o Van Gogh que me vem mostrar o quarto dele.
É... acho que só me resta mesmo dançar um tango argentino.
Que assim seja, então.
Evoé!

4 comentários:

  1. Eu acho que isso 'e como comida, cada um diz que uma coisa 'e boa, outros dizem o contrario. O importante 'e que temos que comer.... Ou seja, eu acho que ler faz bem para a saude mental, nos deixa mais jovem,.... prefiro morrer cedo com a cabeca jovem!

    ResponderExcluir
  2. Pois é, minha cara, exatamente o que digo. Evoé!
    Grande abraço,

    ResponderExcluir
  3. Evoé... jovens a vista...
    Acabei de ler, acabei de escrever. Será que reduzi meu tempo de vida? Se esqueceram de avisar meu avô! Lia muito, pensava e era sábio por natureza. Viveu, e bem, por 94 anos.
    Hoje até bebi e comi embutidos, e estava tudo ótimo. Hoje vivi.
    Abraços, Rodrigo.

    ResponderExcluir
  4. Pois é, meu caro: ler é algo tão bão não? O pior é que sempre ouvi que ler nos deixava mais lúcidos com o chegar da velhice; e aí me vêm essas pesquisas dizendo que tal ato deixa o ser mais infeliz, estressado e coisa e tal. Hunf! Pouco importa... Evoé!
    Abraço,

    ResponderExcluir