sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Entrevista com a escritora Laura Elias: Como publicar meu livro?





A transparência é uma característica que ajuda o ensino, quando um mentor e um aprendiz estão conversando. Quando Laura Elias falou estar disposta para ajudar de forma efetiva no assunto escrever e publicar, iniciamos uma amizade e um trabalho que sempre está em pauta na mídia ou na Internet. Segundo ela, não existe um caminho certo para realizar o sonho de publicar um livro, porém é possível encontrar várias alternativas, e até viver do trabalho de ser escritor. Mas está confirmado: deve-se trabalhar muito para cada palavra realizada. As primeiras postagem do SaraUCultiandO serão questionamentos fundamentais na vida de ambas as participantes:

Inicio com um aperitivo de palavras destaque durante a “entrevista”: “Vou fazer uma observação aqui e espero que você entenda o que quero dizer com ela: não veja a profissão de escritor com olhos de poeta. Livro é uma mercadoria a ser vendida. Vendas se fazem com divulgação. Ter este conceito bem claro em sua mente ajuda ‘pra caramba’. Claro que a atividade em si, escrever, é outra coisa. Nela a gente desmancha o coração, dá o melhor, expurga a alma, etc e tal, mas precisa separar as coisas para não levar tombos, entende? Estou falando isso porque esta é a mentalidade das editoras, elas são uma entidade comercial, vivem das vendas e ponto final, não adianta olhar pra editora como filantropia, elas realmente não são assim. Elas investem em quem dá retorno, em quem tem apelo comercial ou já é meio conhecido, por isso digo para você divulgar seu trabalho nas redes sociais, se mostrar e mostrar seu talento”.


A dificuldade para publicar é uma escola


Vanessa Moiseieff: Terminei um livro de poesias, mas tenho encontrado muita dificuldade em torná-lo um produto real. Agrupei todas as minhas poesias em um arquivo e fiz uma narrativa entre elas, uma narrativa que explica o contexto e conta a história que as poesias não contam, uma história de amor!
Laura Elias: Oi, vanessa! Tudo em paz e vc? Que bacana este jeito que você arranjou de linkar os poemas, bem criativo! Vou começar desiludindo você...rs. Ninguém entende os caminhos da publicação de livros, nem mesmo os editores, isso é um balaio de gato. Livros magníficos não conseguem publicação, livros sem qualquer atrativo são publicados.


Sei que poesia não é o estilo mais vendido no Brasil, mas acredito na qualidade do meu trabalho e gostaria que as pessoas o conhecessem. Sei que ainda posso fazer algo melhor futuramente, quero continuar.
Não é bem assim, viu? Poetas são muito valorizados, justamente por termos poucos. Normalmente, são muito mais bem aceitos em círculos literários e intelectuais, tudo é uma questão de focar o público certo para seu estilo.


Sou jornalista e escrevo outros estilos, mas esse livro foi trabalhado durante minha vida toda, eu gostaria de concluí-lo. É uma história de primeiro amor, separação, depressão, espiritualidade, superação.  
É a sua história? Isso é um dado importante para chamar atenção para  a publicação.


Sim! Mas ser a minha história é um ponto positivo ou negativo? Porque?
Ser a sua história pode render boa promoção - ou não, como diria o Caetano - dependendo de como você apresentar isso. Perguntei porque textos autobiográficos sempre conseguem um olhar mais atento das editoras, desde que a história seja interessante.


Somente em saber que seu trabalho é escrever livros já me inspira, quero lutar pela minha estabilidade financeira, porém eu amaria escrever todos os dias, pesquisar, ler, conhecer, aprender e semear conhecimento.
Nem sempre dá pra viver só de livros, acho que isso é meio comum a todos os escritores, é sempre legal ter um trabalho paralelo até estar com a carreira consolidada. Aqui é Brasil, né? Aqui a banda toca diferente...

3 comentários:

  1. Muito boa a entrevista! Sincera e objetiva.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Rodrigo, este é apenas o começo para um blog interativo! Um grande abraço e volte sempre!

    ResponderExcluir
  3. Olá! muito boa a entrevista. Ficou com um jeito de bate-papo bem informal. Quanto ao assunto, achei muito relevante as informações, diretas. Já fiz sondagens para publicar um livro com crônicas e poesias e realmente é não é fácil! Custos muito altos (se buscarmos outras maneiras sem passar pela "avaliação" de grandes editoras); Vi opções em que eram feitas tiragens limitadas de acordo com seu pedido (preço calculado número de páginas X volumes impressos) mas a venda e divulgação ficava totalmente sob resposabilidade do autor. Ou seja, só com uma boa rede de relacionamentos, contatos e o famoso marketing de boca para conseguir boas vendas. Neste caso vale mais pelo prazer de publicar, não pelo lado financeiro. Um grande abraço e sucesso com mais este blog (lay-out super 10!!!).

    ResponderExcluir